sexta-feira, 13 de abril de 2007

SIDA: OMS congratula-se com baixa de preços de anti-retrovirais

Nova Iorque, 12/04 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) saudou a decisão dos laboratórios Abott, sedeados nos Estados Unidos, de reduzir consideravelmente o preço dos anti-retrovirais (ARV) da segunda intenção, indica um comunicado da OMS publicado quarta-feira em Nova Iorque.

O medicamento Lopinavir/Ritonavir (LPV/r), comercializado com o nome de Kaleta/Aluvia, é considerado como um ARV da segunda intenção, eficaz no tratamento e no controlo do HIV/Sida, aumentando a sua procura.

A OMS declarou que o desenvolvimento é "animador com o aumento de pessoas tratadas com ARC nos países de fracos e intermediários rendimentos".

"Esta tendência deve-se ao aumento do número de pessoas que solicitam o acesso aos ARV da segunda intenção, na medida em que se desenvolvem resistências aos tratamentos da primeira intenção", acrescenta OMS, prometendo continuar a colaborar com os países, com os sidosos e com organizações e indústrias farmacêuticas para reforçar o acesso aos ARV.

"A OMS compromete-se a trabalhar até 2010 com vista ao acesso universal aos serviços de prevenção do HIV e ao tratamento de pessoas portadoras do HIV/Sida", lê-se no comunicado.

Sem comentários: