segunda-feira, 19 de março de 2007

Como se transmite o VIH?

Os doentes com SIDA, são muitas vezes discriminados na nossa sociedade. Esta discriminação está essencialmente relacionada, e em minha opinião, com a falta de esclarecimento acerca da doença e das suas vias de transmissão.
Por isso, pareceu-me muito importante esclarecer acerca das via de transmissão desta doença.
A SIDA (Síndroma da Imunodeficiência Adquirida) é provocada por um vírus chamado VIH (vírus da imunodeficiência humana). Este vírus ataca o sistema imunitário responsável pela defesa do organismo humano contra todo o tipo de micróbios que o agridem.
Apesar dos esforços desenvolvidos pela investigação científica de todo o mundo, a SIDA é uma doença mortal para a qual ainda não existe vacina nem cura.
Então de que forma se pode transmitir a SIDA?

c Transmissão Sexual (Heterossexual e Homossexual): OVIH está presente no esperma e nas secreções vaginais da mulher, incluindo o fluxo menstrual.
As relações sexuais com penetração anal ou vaginal, podem transmitir o VIH. O sexo oral pode transmitir o VIH se existirem lesões na boca mesmo mínimas.
O preservativo é actualmente o único meio, que quando usado correctamente evita a transmissão do vírus da SIDA.

c Via Sanguínea: A partilha de agulhas e seringas contaminadas pode transmitir o VIH. As colheres e os objectos usados na preparação da droga podem estar igualmente contaminados, pelo que também não devem ser partilhados.
As agulhas de acupunctura e tatuagem, lâminas d barbear e instrumentos de furar orelhas , assim como instrumentos de manicure, de dentistas e cirúrgicos podem transmitir o VIH, pelo que devem ser desinfectados ou esterilizados após cada utilização.

c Transmissão Vertical: Uma mulher grávida portadora do VIH pode transmiti-lo ao seu filho na gravidez, parto ou durante a amamentação.

O VIH não se transmite:
- através de saliva, suor, lágrimas, espirros ou tosse;
- por picadas de mosquitos ou outros insectos;
- no contactos sociais, tais como: aperto de mão, abraços e carícias;
- pela louça (pratos, copos, chávenas,...) e talheres;
- na casa de banho, piscinas, ginásios e transportes públicos;

Podemos então viver, comer, abraçar estudar ou trabalhar com uma pessoa portadora do vírus da SIDA sem corrermos qualquer tipo de risco.

Sem comentários: