quinta-feira, 22 de março de 2007

Teste do despiste do VIH

Estava aqui a efectuar umas pesquisas na internet e pensei que talvez fosse importante esclarecer os nossos leitores acerca de como e onde efectuar um teste para despiste da infecção por VIH.
As pessoas que tiverem razões para acreditar que tiveram comportamentos de risco relativamente à infecção do VIH, ou que viveram situações em que poderiam ter sido infectadas pelo VIH, podem e devem decidir submeter-se a um teste de despiste do VIH. Trata-se de uma decisão pessoal.
O teste de despiste é comparticipado e qualquer médico o pode mandar fazer.
Para além disso, já existem serviços de despiste anónimo do VIH que permitem efectuar o teste sem necessidade da pessoa se identificar. Os CAD são centros de diagnóstico que permitem o acesso voluntário, confidencial e gratuito ao teste da SIDA, possibilitando a detecção precoce da infecção VIH. A existência de uma rede nacional de CAD permite, assim, o fácil acesso dos cidadãos aos locais onde podem realizar o teste da SIDA, quer próximo da sua área de residência, para maior comodidade, como em zona geográfica distinta, nos casos em que assim o desejem.
O teste não constitui uma solução das medidas de prevenção, uma vez que não oferece à pessoa qualquer tipo de protecção contra o riscos de infecção.
Para se estar em condições de detectar a presença de vírus , deve decorrer um prazo de 3 meses entre a data provável do inicio da infecção e a data da realização do teste.
Uma pessoa que tenha razões para acreditar poder ter sido infectada, deve deixar passar 6 semanas antes de efectuar o teste, para que o resultado seja seguro. Durante este período, como em qualquer outra altura, é importante tomar medidas de precaução para evitar os riscos de transmissão do vírus.
Mais informação em http://www.aidsportugal.com/

Sem comentários: