sexta-feira, 16 de março de 2007



Sida

Já toda a gente sabe que a sigla SIDA significa Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, toda a gente sabe que é uma doença para a qual não existe cura e que neste momento é a doença que mais pessoas mata em todo o mundo. Hoje em dia mais que nunca devemos nos proteger, eu sei que isto parece a conversa das nossas mães, mas a verdade é essa, não nos podemos dar ao luxo que confiar a nossa “vida” assim a qualquer pessoa, pois ao contrário do que muita gente pensa a sida não se transmite apenas pela via sexual.
Em caso de dúvida deve-se realizar um exame para confirmar ou tirar duvidas que possam existir quanto ao contágio da doença.
Como futuro profissional de saúde apesar de ter uma opinião formada sobre a SIDA surgem-me muitas dúvidas na cabeça sobre a sida. Duvidas que devem surgir a muitas pessoas, como por exemplo sei que se podem fazer exames para diagnóstico do vírus, mas onde é que eles se fazem?
Resumindo muitas são as duvidas que eu e toda a gente tem, mas agora gostaria de chamara a atenção dos leitores para um aspecto que eu acho muito importante. Que papel tem o nosso governo no meio desta historia toda? De que forma o governo toma medidas para ajudar a resolver um problema real que pode afectar qualquer um independente de raça ou religião? De que forma a própria organização da luta contra a sida faz algo concretamente para ajudar a prevenção, tanto primaria com secundaria desta doença auto imune?
Eu atrevo-me a responder a estas perguntas todas de uma forma muito simples, resposta é NADA…
O nosso governo da mais ênfase a eventos desportivos, que admitindo que elevam o nome do nosso pais continuam a ser gastos exorbitantes e superfulos, quando estes poderiam ser investidos em investigação, hospitais, cuidados paliativos, etc.
É inadmissível constrói-se estádios de orçamentos astronómicos quando um doente com sida muitas vezes precisa de andar a pedir esmolas para comprar os seus medicamentos.
E em relação a própria a organização que se diz ser de combate a sida, que vê feito por ela? Mais uma vez a resposta é NADA, vê-se sim grandes festas organizadas para os VIP`s com a desculpa de ser de angariação de fundos, mas para onde vão esses fundos?
Porque será que numa instituição de solidariedade a sua presidente recebe um salário de primeiro-ministro?
Todas estas perguntas muitas delas sem resposta levam-me a acreditar cada vez menos que a cura da sida ira sair se algum laboratório farmacêutico apoiado pelo governo, e faz-me acreditar cada vez mais que a curam depende exclusivamente de nos próprios e dos esforços que cada um faz para ajudar neste flagelo que é esta doença. Acho que aqui consigo chegar a todos com o meu ponto de vista para o que esta mal no combate a esta doença, poderia também em vez de só criticar dar ideias par mudar um pouco as coisas mas isso já seria snobismo da minha parte ao queres mudar tudo de uma só vez.

Sem comentários: